Manutenção automotiva: Por onde começar, o que verificar?

Os meses de dezembro e janeiro são, tradicionalmente, os meses de férias escolares, logo muitas famílias se preparam para descansar nessas épocas, mas, infelizmente, também ocorre um aumento no número de acidentes no período, que poderiam ser evitados com prudência e manutenção automotiva antes de pegar estrada.

Manutenções preventivas e revisões são essenciais para garantir a segurança, confiabilidade e longevidade dos veículos, além de proteger os ocupantes, pedestres e outros veículos. 

Somente em 2019 foram 500 acidentes por dia no verão, com vários agravantes: estradas em mau estado, chuva, bebida, imprudência e falta de manutenção. Esse último corresponde a 30% do total, segundo o site Mais Automotive.

Acidentes relacionadas a veículos

Ao falar sobre acidentes, não nos referimos somente a batidas e atropelamentos que segundo o relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), tiram a vida de 1,35 milhão de pessoas, mas também as situações nas quais vidas são ceifadas devido a um defeito do carro, como, por exemplo, o vazamento de monóxido de carbono.

Esse gás pode chegar ao interior do veículo pelo duto de ar-condicionado devido a uma falha nos dutos que passam pelo carro. Como ele não tem cheiro ou cor, é possível que acidentes aconteçam sem que os ocupantes percebam. 

Podemos citar como outra causa de acidentes e mortes relacionadas a veículos, falta de equipamento de segurança para sinalização, como luzes e até mesmo o triângulo ou falhas mecânicas repentinas. 

E, para que esse cenário seja diferente, a melhor opção é a realização da manutenção automotiva. 

O que verificar em uma manutenção automotiva?

É importante ressaltar que a manutenção automotiva não é indicada somente quando o veículo apresenta defeitos. O tempo entre as revisões que estão no manual do proprietário devem ser respeitados e também antes de viagens.

Outro fator para realizar manutenções é o tipo de uso do veículo: proprietários de motos, carros que trabalham diariamente e por muito tempo, como veículos utilizados para entregas ou transporte de aplicativos e caminhões devem redobrar a atenção. 

Por onde começar?

Uma boa manutenção começa com a escolha de profissionais de confiança e produtos de qualidade, que auxiliam a prolongar a vida útil do veículo, seja no dia a dia ou para que suas férias sejam inesquecíveis. 

  • Troca de óleo e filtro do motor: Verifique o nível de óleo regularmente e siga o intervalo recomendado para a troca de óleo. Os óleos Lubrax lubrificam o motor e ajudam a evitar desgaste excessivo e o filtro impede que as impurezas entrem no motor. Lembre-se de realizar a troca dos dois elementos, afinal, se for feita a troca do óleo ou somente o filtro, as impurezas antigas ficarão no sistema. 
  • Filtros: Troque os filtros de ar e cabine conforme o recomendado. Filtros limpos ajudam a manter o desempenho do motor e a qualidade do ar no interior do veículo, evitando proliferação de bactérias, fungos e sujeira. 
  • Suspensão: Verifique as buchas, amortecedores e molas. Buchas desgastadas podem afetar a estabilidade e o conforto do veículo.
  • Verificação dos fluidos: Verifique os níveis e troque o de fluido de freio conforme a necessidade e de utilize produto de qualidade, como a linha Varga, direção hidráulica, arrefecimento para Paraflu e transmissão. Esses fluidos são cruciais para o funcionamento adequado do veículo.
  • Pneus: Verifique a pressão dos pneus regularmente e faça o rodízio a cada 10.000 km. Pneus desgastados ou com pressão inadequada podem afetar a dirigibilidade e o consumo de combustível, além disso, pneus com a tecnologia Pirelli prolongam o uso e protegem o veículo. 
  • Freios: Verifique o estado das pastilhas e discos de freio. Substitua-os se estiverem desgastados. Freios são fundamentais para a segurança de todos no trânsito. 
  • Limpeza e conservação: Mantenha o veículo limpo por dentro e por fora. Isso não apenas melhora a aparência, mas também protege a pintura e os componentes internos, com produtos Gitane ou ceras e silicones.
  • Sistema elétrico: Verifique as luzes, bateria e sistema de carga. Luzes funcionando corretamente são importantes para a segurança.
  • Correias e tensores: Verifique as correias do motor e os tensores. Correias desgastadas podem causar problemas graves no motor.
  • Limpadores de para-brisa: Os para-brisas limpos garantem uma boa dirigibilidade e segurança. Porém, o clima pode não estar sempre aberto e as chuvas atrapalham a visibilidade. Caso os limpadores não estejam em bom estado, não continue a viagem e, ao voltar à estrada, dirija-se a um mecânico e peça limpadores de para-brisa Auto Impact.

Consulte o manual do proprietário para saber os intervalos recomendados de manutenção e sempre fique atento aos sinais que seu veículo dá, como ruídos, trepidações, barulhos metálicos ou dificuldades na partida, ou para frear. 

Não tente realizar nenhum reparo sozinho. Toda troca de peças deve ser feita por um profissional qualificado e em caso de troca de fluidos, sempre opte por fazer a troca completa e descartar o produto corretamente!

Os produtos distribuídos pela Brida Lubrificantes, podem ser encontrados nos melhores autocenters, postos e lojas de serviços automotivos das regiões em que atuamos, conte a especialidade dos nossos parceiros.