O que é arla 32?

Arla é uma abreviatura para Agente Redutor Líquido Automotivo.”
“O número 32 refere-se ao nível de concentração da solução de ureia automotiva (32,5%) em água desmineralizada.”
Arla 32 é o nome dado a um agente que reduz a emissão de poluentes transformando os tóxicos óxidos de nitrogênio em materiais não-nocivos, como nitrogênio e água.
Uma solução transparente de ureia automotiva em água desmineralizada, não tóxica e de manuseio seguro.
Ele não é explosivo, inflamável ou danoso ao meio ambiente, sendo classificado como produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluídos.

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O arla é obrigatório!

Os Arts. 68 e 71 do Decreto Federal nº 6.514, de 22 de julho de 2008 prevêem multa entre R$ 500,00 (quinhentos reais) e R$ 10.000,00 (dez mil reais).

A norma que prevê isso se chama PROCONVE –  Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. O objetivo da PROCONVE é a diminuição da emissão de NOx, substância altamente poluente, responsável pelo aumento dos casos de asma.
Muitos caminhoneiros ainda resistem ao uso do Arla 32. Porém, deixar de utilizar a substância pode acarretar a problemas técnicos no veículo, além de ser considerado crime e resultar em multa de até R$ 50 milhões aos infratores.

Nem
todo
arla é
igual!

Teste que detecta arla 32 adulterado

Existem várias formas de detectar um Arla 32 de boa qualidade, os principais testes realizados são: Refratômetro, no qual mede a concentração de ureia do produto, Negro de Eriocromo, que mede a qualidade da água desmineralizada e um dos teste mais modernos (sem nome) que mede a qualidade da ureia.

Perguntas Frequentes

Na legislação Proconve P7 ou Euro 5, o ARLA 32 tem o papel fundamental de converter os óxidos de nitrogênio nocivos ao meio ambiente em nitrogênio e vapor de água, que não são poluentes. O ARLA 32 também é responsável por preservar a eficiência e vida útil do catalisador SCR. Um veículo que faça a utilização adequada do ARLA 32 e do Diesel S-10 emite 80% menos material particulado e 60% menos NOx do que os modelos da geração Proconve P5 ou Euro 3.

Não. Em hipótese alguma o ARLA 32 deve ser misturado com o combustível ou adicionado ao tanque de óleo Diesel.O ARLA 32 é um fluído automotivo que reage com o gás de escapamento e atua como agente redutor da emissão de NOx gerados pelo motor a diesel. É abastecido em reservatório específico e especialmente identificado, existente apenas nos veículos produzidos para atender a legislação P7. Não se deve em qualquer hipótese misturar óleo diesel ou outros produtos ao ARLA 32. O ARLA 32 é injetado diretamente no gás de escapamento por meio de um sistema de dosagem, para reagir com o NOx. Essa reação química, que transforma o NOx em nitrogênio e vapor de água, ocorre no interior do catalisador SCR.

Alguns motoristas instalam dispositivos eletrônicos ilegais (chamados de emulador, “chip paraguaio” etc.) para enganar o sistema OBD (On-Board Diagnostics), responsável pelo monitoramento de uma série de condições operacionais do veículo e pelo diagnóstico de falhas e. O OBD detecta a presença e a utilização do aditivo, bem como a emissão de NOx, entre outras funções que executa. Ao se utilizar esses dispositivos, o OBD entende que o ARLA 32 está sendo utilizado, quando, na verdade, não é isso que ocorre. Esse tipo de truque, proibido e qualificado pelo CONAMA como “item de ação indesejável”, traz riscos de dano ao veículo que, imediatamente, passa a produzir uma emissão de NOx consideravelmente maior colocando o veículo em situação de desconformidade com a legislação. Esse aumento pode ser da ordem de 400% ou mais, resultando em emissão equivalente à dos veículos diesel comercializados no país na década de 1990. Essa prática é configurada como crime ambiental e pode gerar multa de até R$ 10 mil.

Outra forma de burla igualmente proibida é a utilização de ARLA 32 diluído e de produtos piratas, impróprios para substituir o ARLA 32. Diversos casos de entupimento do catalisador SCR já foram registrados devido o uso de produtos piratas, o que resultou em perda de garantia do produto e reposição do SCR por conta do proprietário do veículo. Como o ARLA 32 é injetado diretamente no sistema de escapamento, após a combustão do diesel, qualquer impureza irá diretamente para o catalisador SCR, que é muito sensível a contaminantes e pode ser danificado de forma irreversível, causando um prejuízo de mais de 20 mil reais ao motorista. Outras partes como bombas e bicos injetores, podem ser afetadas por produtos fora de especificação. Desta forma, o motorista terá danos irreparáveis em seu veículo, e um alto custo para trocar as peças prejudicadas. A burla no uso do ARLA 32, além de ser um crime ambiental, gera multas, pontos na carteira de motorista, apreensão do veículo e até cadeia. Essa prática é um tremendo retrocesso nos esforços de combate à poluição do ar e mitigação de gases de efeito estufa, e pode resultar em custos elevados de reposição de componentes para o proprietário do veículo.

Para o usuário do veículo os custos do ARLA 32 são compensados pela economia no consumo de combustível, que pode chegar até 7% em relação ao consumo dos veículos de geração anterior (Proconve P5 ou Euro 3) e pelo melhor desempenho dos modernos motores diesel utilizados nos veículos que atendem a legislação P7.

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