A Indústria 4.0 sob o olhar da Lubrificação – Parte 1

Atualmente passamos pela 4ª Revolução Industrial e a implementação do conceito de indústria 4.0 que se desdobrou em muitos outros conceitos que englobam inovações em softwares, robôs, inteligência artificial e no que diz respeito aos lubrificantes, o mercado convencionou chamar de lubrificação 4.0.

A lubrificação 4.0 é o uso de tecnologia e dados para melhorar a eficiência e a eficácia da lubrificação. Ela inclui o uso de sensores, software e análises para coletar dados sobre o estado dos equipamentos e a condição dos lubrificantes.

Esses dados podem ser usados para identificar falhas potenciais, otimizar os intervalos de lubrificação e melhorar a vida útil dos equipamentos, além de proteger funcionários de condições insalubres.

Contudo, com o uso da tecnologia a favor da preservação das máquinas, é possível ter benefícios financeiros e um diferencial competitivo em relação a seus concorrentes.

Para mostrar seu conceito, como funciona e os benefícios da lubrificação 4.0, os especialistas da Brida Lubrificantes prepararam uma série de artigos sobre o assunto e tudo que você precisa saber sobre essa inovação.

Mudanças na indústria com a lubrificação 4.0

Assim como as máquinas foram se aprimorando com o passar dos anos, os lubrificantes também precisaram acompanhar e se tornarem mais eficientes. Desde os instrumentos utilizados para a produção, até a modernização dos softwares de controle de qualidade, os fluidos lubrificantes passaram por uma mudança para que máquinas e equipamentos alcançassem a produtividade esperada pelos projetistas.

Como essas mudanças e as informações são úteis para a tomada de decisões?

Fazendo um bom uso dessas informações, é possível entender o que é a lubrificação 4.0 e qual o seu potencial de gerar uma série de benefícios para as empresas, incluindo:

  • Aumento da produtividade: a lubrificação adequada é essencial para o funcionamento eficiente dos equipamentos. A lubrificação 4.0 pode ajudar a garantir que os equipamentos tenham aumento da produtividade.
  • Redução de custos: a lubrificação incorreta pode levar a falhas prematuras dos equipamentos, o que pode gerar custos de manutenção e reparos. A lubrificação 4.0 pode ajudar a reduzir esses custos, identificando falhas potenciais e otimizando os intervalos de lubrificação.
  • Melhoria da segurança: a lubrificação incorreta pode aumentar o risco de acidentes, como incêndios e explosões. A lubrificação 4.0 pode ajudar a reduzir esse risco, fornecendo dados em tempo real sobre o estado dos equipamentos e dos lubrificantes.

Inovações utilizadas na lubrificação 4.0

A tecnologia da lubrificação 4.0 trouxe para o mundo das máquinas mais segurança e confiabilidade, já que em equipamentos antigos, problemas como a contaminação cruzada ou falha na instalação podem causar danos irreversíveis aos equipamentos e prejuízos com paradas de produção

Alguns dispositivos, procedimentos, e também novas tecnologias, podem auxiliar na busca de uma performance mais segura e eficiente

Sensores

Eles são usados para coletar dados sobre a temperatura, a pressão e a velocidade dos equipamentos. Esses dados podem ser usados para identificar falhas potenciais e otimizar os intervalos de lubrificação, além de preservar a saúde e bem-estar de funcionários que não estarão em contato com o ambiente insalubre.

Lubrificação centralizada

A automação dos processos de lubrificação não é algo novo, contudo, é algo que tem se espalhado para outros setores. E em condições extremas de calor ou que colocam o operador em risco, essa é a melhor opção.

A lubrificação centralizada é realizada por um dispositivo responsável pela distribuição do óleo nas máquinas, garantindo menos falhas e evitando contaminação.

Software na lubrificação 4.0

Usados para coletar, analisar e visualizar os dados coletados pelos sensores, além de otimizar processos, como o intervalo entre manutenções obrigatórias e a necessidade de troca de peças. Com isso, os profissionais de lubrificação podem tomar decisões mais informadas.

Análises

Auxiliam a identificar padrões e tendências nos dados coletados. Isso pode ajudar os profissionais de lubrificação a identificarem problemas potenciais antes que eles se tornem irreversíveis.

QR CODE na lubrificação 4.0

O QR CODE serve para identificar um ativo e fornecer as informações técnicas necessárias para a aplicação. Isso evita que o produto errado seja colocado em contato com as máquinas, evitando danos e uma possível parada do equipamento.

Internet das coisas

Segundo o site TechTudo, a Internet das coisas pode ser definida como uma revolução na tecnologia que conecta objetos do dia a dia à internet, e também como esta mesma revolução pode aumentar significativamente a produtividade na indústria.

E para a lubrificação 4.0 significa que os sistemas estão todos conectados, permitindo a identificação do momento ideal para troca de óleo ou peças, sem a necessidade de interferência humana. Com isso, os dados coletados servem para identificar a vida útil do lubrificante e peças.

A lubrificação 4.0 é o futuro. É necessário mudar o modo como a lubrificação é realizada e vista por operadores, tornando-a algo essencial para auxiliar o seu trabalho.

A parceria Brida Lubrax acredita no potencial industrial do Brasil e através da parceria com a VIBRA, busca a excelência em óleos lubrificantes de alta tecnologia para atender demandas de todos os portes. Entre em contato conosco e confira nossas soluções industriais.

2023©Brida Lubrificantes | Distribuidora Autorizada Lubrax | Todos os direitos Reservados - Saiba mais sobre LGPD