Entre os óleos e fluidos essenciais para o funcionamento de veículos, o fluido de transmissão ou de câmbio é um dos essenciais e serve para auxiliar na operação de deslocamento.
Apesar de serem um dos tipos mais comuns de fluidos de veículos, ainda é comum que motoristas não tenham muita informação sobre fluidos de transmissão e como avaliar se o veículo precisa de manutenção na caixa de transmissão ou como são as manutenções periódicas.
Para entender a importância dos fluidos de transmissão, continue a leitura do artigo.
Sistemas de transmissão é um conjunto de componentes essenciais de um veículo que permitem a transferência de potência gerada pelo motor para as rodas, possibilitando o seu movimento.
Essas peças são responsáveis por alterar as relações de marcha entre o motor e as rodas, conforme a velocidade e as necessidades de condução. Existem diferentes tipos de sistemas de transmissão automotiva, como a automática, a manual e a automatizada.
Cada um desses tipos de sistema de transmissão possui um conjunto de engrenagens, polias e eixos responsáveis por levar energia do motor para as rodas do carro.
Atualmente, existem alguns sistemas de transmissão presentes nos veículos. A caixa de câmbio ou caixa de marchas é o componente central da transmissão e permite a seleção e engate das diferentes relações de marcha. Ele pode ser manual, onde o condutor engata manualmente as marchas usando uma embreagem, ou automático, onde as mudanças de marcha são realizadas automaticamente pelo sistema.
A transmissão manual: Nos veículos manuais, o motorista utiliza a embreagem para poder selecionar as marchas adequadas para diferentes velocidades e condições.
E como o fluido de transmissão é importante para os sistemas?
Assim como cada peça e fluidos em veículos, os fluidos de transmissão possuem várias funções imprescindíveis, como lubrificação de peças, tornando a direção mais confortável enquanto aumenta a vida útil das peças.
Além disso, a lubrificação ajuda a diminuir o calor no sistema, funciona como uma injeção de energia, estimulando a pressão hidráulica que resulta no movimento das válvulas, atua na redução do impacto entre os componentes da embreagem do carro, permitindo que o sistema funcione em harmonia e utilize toda a sua capacidade de eficiência.
O uso de fluidos de transmissão também evitam a formação de borra ou verniz, que com o tempo corroem peças e tornam a troca de marcha mais pesada.
A correta utilização dos fluidos de transmissão é uma medida necessária que todo proprietário de veículo deve saber de sua importância e que eles também devem ser verificados e trocados periodicamente, mediante a manutenções e informações em rótulos dos produtos utilizados e o manual do usuário do veículo.
Afinal, veículos possuem necessidades e rotinas diferentes, por exemplo: carros que rodam mais, essa verificação deve ser feita em um tempo maior. Outro fator são os modelos que, por sua constituição, precisam de aditivos ou trocas em momentos distintos, por isso, é importante verificar o manual e sempre ter um mecânico responsável à disposição.
Contudo, somente manutenções não garantem o bom funcionamento do veículo, existem tipos diferentes de fluidos de transmissão para aumentar a longevidade da caixa de transmissão e componentes.
E também, fluidos de transmissão de qualidade potencializam todas essas e outras características e qualidades. Por isso, recomendamos os fluidos Lubrax.
A Brida Lubrificantes é uma distribuidora Lubrax em São Paulo Capital, Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Litoral Sul e Vale do Ribeira e possui em seu catálogo produtos como fluidos de transmissão, lubrificantes, pneus e outros produtos para carros, motocicletas, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, etc.
Entre em contato e conheça todas as soluções da Brida Lubrificantes.
Atendimento Brida