Em nossa série de artigos sobre a lubrificação 4.0, já falamos sobre o que ela significa e como os processos de gestão são essenciais para a implementação. Neste texto, vamos explanar os benefícios da tecnologia aplicada ao processo.
A chegada de novas tecnologias levam a processos mais modernos e uma produção mais efetiva. Contudo, a lubrificação 4.0 vai além e, como falamos em nosso segundo texto da série, o fator humano e as etapas administrativas fazem parte do processo para que os resultados sejam obtidos.
Neste terceiro e último texto da série, comentaremos sobre os principais benefícios que a indústria ganha ao implementar a lubrificação 4.0. Continue a leitura.
A eficiência e previsibilidade nas operações são os primeiros benefícios de toda nova tecnologia, já que é possível acompanhar em tempo real a produção e a necessidade de manutenção, sem a espera das datas de manutenções preventivas. Afinal, com o monitoramento através de sistemas de gestão, qualquer evento de maior criticidade poderá ser corrigido pelo operador com rapidez, evitando prejuízos ou pane no sistema.
Conforme dito, as manutenções preventivas tendem a ser menores com a lubrificação 4.0 que favorece a manutenção preditiva. Ou seja, com as novas tecnologias, torna-se mais simples a detecção antecipada de problemas e a programação de manutenção antes que ocorram falhas e interrupções não planejadas.
Com a manutenção preditiva, a indústria reduz custos e, além disso, evitando gastos excessivos com lubrificantes, influenciando diretamente a vida útil dos equipamentos e componentes. A automação também auxilia na redução de acidentes de trabalhos, pois o processo de lubrificação, antes realizado por pessoas em ambientes insalubres, pode ser realizado por sistemas de lubrificação remotos.
Os sistemas de lubrificação 4.0 geram dados importantes sobre o desempenho do equipamento e o consumo de lubrificantes. Esses dados podem ser usados para análises avançadas, previsões de manutenção e tomada de decisões, para otimizar os processos de lubrificação, prever trocas de peças e calcular, até mesmo, o tempo em que funcionários realizam suas atividades.
As novas tecnologias se preocupam com o impacto direto ao meio ambiente e, quando o assunto são óleos lubrificantes, é preciso lembrar que esse produto, ao entrar em contato com água ou solo, pode poluir por anos, tornar o local improdutivo e acabar com várias formas de vida. A lubrificação 4.0 contribui para a redução do desperdício de lubrificantes e minimiza a liberação de poluentes no ambiente, preservando e sendo benéfico para todo o ecossistema.
A lubrificação 4.0 traz mais segurança para que a indústria consiga adquirir insumos, suprimentos e peças de qualidade. E isso acontece devido ao acesso à informação facilitado atualmente e reflete-se tanto para a empresa como para o consumidor que possui uma maior variedade de marcas para alimentar suas máquinas.
Após a coleta e análise de dados, os fabricantes de óleo lubrificantes conseguem insumos que oferecem maior retorno de investimento, ROI, que pode ser visto em durabilidade, redução de paradas, maior vida útil e conservação das máquinas.
Os benefícios da lubrificação 4.0 vão além de influenciar os processos industriais, eles permeiam toda cadeia de produção, atingindo clientes e o meio ambiente. Toda tecnologia precisa ser estudada antes da implementação e ser realizada aos poucos, para ser efetiva e atingir os resultados esperados.
Para acompanhar os novos tempos, a Brida Lubrificantes oferece os melhores óleos lubrificantes nacionais, de qualidade e produzidos com a mais alta tecnologia. Entre em contato por nosso atendimento ao cliente e confira nosso portfólio.
Atendimento Brida