Como deixar o carro limpo usando pouca água?

Manter o carro limpo é um cuidado que vai além da estética, afinal, também é importante para a conservação da pintura, manutenção do ar-condicionado e de peças que ficam expostas à sujeira, como partes em borracha. 

No entanto, em tempos de crise climática e foco na sustentabilidade, é importante encontrar maneiras de realizar essa tarefa com eficiência, utilizando menor quantidade de água. 

Mas, como deixar o carro limpo sem a ajuda da mangueira? Continue a leitura e confira as soluções que a Brida Lubrificantes tem para você. 

Economize água e otimize a limpeza do carro

Quem não gosta de estar em um carro limpo e cheiroso? Todo mundo gosta de estar em um ambiente limpo e além do conforto, a limpeza também impede que partículas prejudiquem os ocupantes, principalmente no ar-condicionado. 

Com certas dicas, você pode ter um ambiente limpo, higienizado e agradável, gastando pouca água.

1. Escolha o período certo do dia

Lavar o carro pela manhã cedo ou no final da tarde ajuda a evitar a evaporação rápida da água, permitindo um uso mais eficiente do recurso e também impede que as gotas deixem marcas na lataria ou vidros.

2. Use dois baldes 

Uma das maneiras mais simples e eficientes para deixar o carro limpo por fora é utilizando dois baldes e panos de microfibra. Em um balde, coloque o detergente para a lavagem e no outro deixe a água limpa. 

  • Separe o carro por regiões
  • Utilize movimentos contínuos em cada região
  • Mergulhe o pano no balde com detergente
  • Esfregue uma região por vez, começando por cima
  • Com outro pano, molhe na água limpa e tire o sabão
  • Repita o processo nas outras áreas (à medida que você lavar, a água e sabão escorrem para as outras partes e ajuda na limpeza)
  • Seque o carro com toalhas de microfibra

Essa limpeza é feita caso o veículo não esteja muito sujo. 

3. Colete água da chuva

Já pensou em aproveitar a água da chuva para limpar seu quintal, regar plantas e até mesmo limpar seu carro? 

Você pode armazenar a água da chuva instalando coletores em casa, reduzindo o consumo de água potável. Lembre-se de sempre deixar essa água em recipientes fechados para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

4. Use os produtos corretos

Existem diversos produtos no mercado desenvolvidos especificamente para lavar carros sem água. Os produtos para lavagem a seco são aplicados diretamente na superfície do carro e removem sujeira e detritos com um pano de microfibra.

  • Para a parte interna do veículo, a Espuma Mágica é a solução a seco que você pode aplicar, esperar alguns segundos e retirar com um pano. Ela pode ser aplicada até mesmo nos bancos, retirando as sujeiras mais difíceis, como graxa, gordura, resíduos de alimentos e sujeira de tráfego.

Além de limpar, a Espuma Mágica também perfuma e tira odores, sendo um produto versátil, prático e sem enxágue. 

  • Para a parte externa, após a lavagem, a finalização deve ser feita com a cera automotiva, que oferece brilho intenso e também protege a pintura, criando uma camada protetora, evitando danos causados por contaminantes como poeira, sujeira e dejetos de pássaros.

Essa proteção prolonga a vida útil da pintura do carro, prevenindo o desbotamento e a oxidação causada pela exposição ao sol. Elas também têm efeito hidrofóbico, fazendo com que as gotas de chuva escorram e não marque a superfície do veículo. 

  • Os panos de microfibra são ótimos aliados para limpeza interna e externa. Use-os para limpar a sujeira superficial antes de qualquer lavagem, desde que não seja um trabalho pesado, afinal, algumas partículas podem arranhar a pintura.

Eles exigem pouco ou nenhum uso de água e são eficazes na remoção de poeira e detritos, além disso, podem ser utilizados externa e internamente.

  • Limpar o ar-condicionado é cuidar da saúde dos ocupantes! Os filtros devem ser trocados de acordo com as instruções do fabricante, mas, também deve ser limpo com os produtos corretos. Os limpadores de ar-condicionado retiram os microrganismos que se aderem aos filtros e, com o tempo, obstrui as saídas de ar, ou leva bactérias e fungos aos ocupantes. 

São de fácil uso, sem a necessidade de mão de obra profissional e deixam um odor agradável no interior do veículo. 

Para finalizar e deixar o cheiro de carro novo por mais tempo, os sachês ou odorizantes dão o toque final. Escolha o odor de sua preferência e encaixe na saída de ar ou pendure-o em algum lugar que não atrapalhe a visão do motorista. 

5. Faça a Lavagem Periódica

Mantenha uma rotina de limpeza regular. Quando o carro está menos sujo, exige menos água e esforço para limpá-lo.

Então sempre tenha um calendário de lavagens e quando precisar de uma limpeza pesada, leve-o a um profissional especializado, dessa forma você evita danificar a pintura do veículo, o que influencia em casos de revenda. 

Deixar o carro limpo de maneira eficiente e com pouca água é totalmente possível com as técnicas e produtos corretos, além de mudanças de hábitos como não deixar a sujeira acumular. 

Esse hábito é bom para o seu bolso e para a natureza, já que todos nós precisamos cuidar do meio ambiente, importante para a nossa sobrevivência! Conheça as soluções da Brida Lubrificantes e as adquira em um de nossos parceiros.